REC : a utilização da gravação como ferramenta nas aulas de música
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A utilização das tecnologias vem sendo cada vez mais frequente nas cenas do cotidiano. É comum vermos um grande número de pessoas que utilizam aparatos tecnológicos como smartphones, notebooks, mp3 players, tablets. Além disso, as redes sociais tornaram o acesso à informação instantâneo. É possível perceber que essas mudanças afetam todos os espaços, até mesmo os mais tradicionais, como a escola. Diante disso nós, educadores musicais podemos repensar as práticas de ensino, desenvolvendo o uso d ...
A utilização das tecnologias vem sendo cada vez mais frequente nas cenas do cotidiano. É comum vermos um grande número de pessoas que utilizam aparatos tecnológicos como smartphones, notebooks, mp3 players, tablets. Além disso, as redes sociais tornaram o acesso à informação instantâneo. É possível perceber que essas mudanças afetam todos os espaços, até mesmo os mais tradicionais, como a escola. Diante disso nós, educadores musicais podemos repensar as práticas de ensino, desenvolvendo o uso dessas tecnologias no espaço escolar. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma a utilização de processos de gravação em sala de aula pode contribuir para as práticas de ensino-aprendizagem na educação musical. Para isso, realizei o trabalho de campo baseado em observações de aulas de música em duas diferentes instituições de ensino: o Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, situado no Campus do Vale, em Porto Alegre, RS, e a EMEF Alice de Carvalho, no bairro Salomé, em Alvorada, RS. Como alguns dos resultados apontados, surgiram nos trabalhos aspectos do cotidiano dos alunos, como preferências de gênero musical, por exemplo, bem como, posturas diferenciadas, envolvendo motivação e interesse dos estudantes em relação a atividades envolvendo tecnologias, nesses ambientes escolares. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License