Revisitando a contribuição pedagógica de Olga Reverbel : dados para um estudo biográfico
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem por objetivo revisitar aspectos da vida e da carreira da professora Olga Garcia Reverbel (São Borja, RS, 1917 – Santa Maria, RS, 2008), precursora do ensino de Teatro na educação escolar no Rio Grande do Sul e uma das teóricas pioneiras no que se refere às relações entre Teatro e Educação no Brasil. A proposta da investigação consiste em reconstituir parte da sua trajetória profissional ligada ao ensino de Teatro, por meio de entrevistas ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem por objetivo revisitar aspectos da vida e da carreira da professora Olga Garcia Reverbel (São Borja, RS, 1917 – Santa Maria, RS, 2008), precursora do ensino de Teatro na educação escolar no Rio Grande do Sul e uma das teóricas pioneiras no que se refere às relações entre Teatro e Educação no Brasil. A proposta da investigação consiste em reconstituir parte da sua trajetória profissional ligada ao ensino de Teatro, por meio de entrevistas realizadas pelo pesquisador, com amigos de Olga Reverbel, artistas e teóricos, na busca de estimar o que essa pensadora, escritora e professora representa na formação de uma geração de profissionais que atuam na área das artes – na academia ou fora dela – e na formação de um público frequentador de teatro. No total, foram consideradas seis entrevistas: três delas aconteceram em encontros presenciais com os professores Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Alain Brum e com o ator Marcos Breda; e as outras três, com as professoras Vera Lúcia Potthoff da Silva, Ana Mae Barbosa e Sandra Ramalho, foram respondidas por escrito, e enviadas ao pesquisador por e-mail. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nas transcrições, tanto das entrevistas gravadas, como das realizadas por e-mail, as perguntas feitas pelo pesquisador foram suprimidas, e as respostas “costuradas” e editadas em formato de depoimentos. De modo geral, os depoimentos coletados possibilitam refletir sobre diversos aspectos, dentre os quais se destacam: a relação pessoal travada com Reverbel; as lembranças em relação a ela; a importância da sua obra e sua contribuição para o ensino de Arte e de Teatro; e a atualidade dessa contribuição. E tais reflexões realizam-se na perspectiva de autores como Elie Bajard, Fernando Becker, Antônio Damásio, Jorge Larrosa e Marcos Villela Pereira, e de conceitos como narrativa, conhecimento, memória e experiência. Os resultados demonstram que Reverbel goza de respeito e credibilidade para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Não bastasse o fato de ser referência para os artistas que vinham ao estado, que encontravam nela, e em sua casa, um porto seguro, Reverbel era constantemente convidada para palestrar em simpósios, ministrar cursos ou ainda para integrar comissões julgadoras de festivais e mostras de teatro. O trabalho não tem por finalidade concluir o debate acerca da trajetória de Reverbel, visto que ainda há muito a buscar para poder compreender e mensurar a sua importante contribuição para o ensino de Teatro no Rio Grande do Sul e no Brasil. Acredita-se que o estudo que envolve uma personalidade da sua relevância nunca é conclusivo, pois a sua obra tende a propagar-se para além do tempo e do espaço em que foi concebida. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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