Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de ar ...
Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido. ...
Abstract
In this course completion, a debate that pervades the continued education of the art teacher was held. Starts focusing on the education program of the Vera Chaves Barcellos foundation, where importance is attached to the word of teacher participant in the meetings and there is seen the importance of educational initiatives in their formation, by addressing changes in their teaching practices through this close contact with contemporary art. The research continues by addressing the art teacher a ...
In this course completion, a debate that pervades the continued education of the art teacher was held. Starts focusing on the education program of the Vera Chaves Barcellos foundation, where importance is attached to the word of teacher participant in the meetings and there is seen the importance of educational initiatives in their formation, by addressing changes in their teaching practices through this close contact with contemporary art. The research continues by addressing the art teacher action who takes part in educational initiatives and begins to reflect how this teacher articulates the contents and the experiences of meetings with their own practices in classroom. Furthermore, considering the educations programs as a tool for the teacher, the research continues studying the teaching materials which are distributed by cultural institutions to be used by professor and students. Finally, it is presented the survey conducted directly with ten professor focusing on their practices in relation to the contents and teaching materials, thinking about how such materials arrives at and remain at schools. To substantiate such discussions this work is based on the words of Laura Dalla Zen, where the author gives reflections on the teaching materials, Alice Bemvenuti, which brings issues concerning educational initiatives and its importance in the art teacher development, and Jorge Larrosa, with the important experience issue, thereby addressing not only the professor experience but of all involved, students and community where he is inserted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License