Gente que ri : o riso em sala de aula
Fecha
2012Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. ...
A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License