Concepções de arte no ensino técnico : uma proposta para o contemporâneo
Fecha
2013Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho baseia-se na experiência docente dentro de uma instituição de ensino técnico – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Charqueadas - ocorrida no ano de 2012, a partir da observação dos conceitos surgidos em sala de aula sobre a arte e seu ensino, assim como o desdobramento das atividades que pudessem levar os estudantes a pensar o conteúdo dado. A partir disso, foram abordados nesta pesquisa temas como arte contemporânea, o ensino de arte e sua relação com museus e galerias, a ...
Este trabalho baseia-se na experiência docente dentro de uma instituição de ensino técnico – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Charqueadas - ocorrida no ano de 2012, a partir da observação dos conceitos surgidos em sala de aula sobre a arte e seu ensino, assim como o desdobramento das atividades que pudessem levar os estudantes a pensar o conteúdo dado. A partir disso, foram abordados nesta pesquisa temas como arte contemporânea, o ensino de arte e sua relação com museus e galerias, além de um breve relato sobre o surgimento do ensino técnico no Brasil e o papel das Artes Visuais dentro deste. O trabalho apresenta ainda uma análise do espaço que a arte encontra dentro do tecnicismo, além das ações adotadas como meio de levar a arte contemporânea até estes estudantes e exercer uma ligação entre ambos. Para tanto, foi feito um capítulo sobre os procedimentos feitos em aula e como estes vieram a alterar ou não o conceito sobre a arte destes alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License