Práticas musicais no primeiro ano do ensino fundamental : perspectivas de professoras generalistas
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta pesquisa buscou verificar as práticas de atividades musicais no cotidiano do primeiro ano do ensino fundamental, realizadas por duas professoras generalistas, não especialistas na área de educação musical, atuantes numa escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O objetivo foi descobrir quais os usos e funções da música neste contexto e quais os desafios das professoras ao desenvolverem esse tipo de atividades. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturad ...
Esta pesquisa buscou verificar as práticas de atividades musicais no cotidiano do primeiro ano do ensino fundamental, realizadas por duas professoras generalistas, não especialistas na área de educação musical, atuantes numa escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O objetivo foi descobrir quais os usos e funções da música neste contexto e quais os desafios das professoras ao desenvolverem esse tipo de atividades. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observações do espaço escolar; o método utilizado foi o estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa. Como desdobramentos desta pesquisa surgem as questões da obrigatoriedade da música na educação básica a partir da implementação da Lei 11.769/08 e os objetivos da área de educação musical propostos pelos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, documento que norteia as práticas desta rede. Como resultado pôde-se perceber a distância entre a legislação e a prática, a necessidade de políticas públicas para que a música faça parte dos currículos como área de conhecimento, a carência de profissionais especializados em educação musical nas escolas e a necessidade de parceria entre este profissional e o professor generalista que, por considerar o importante papel que a música exerce no primeiro ano, desenvolve as atividades, mas reconhece suas limitações. Esta parceria poderia ser uma forma de tornar possível uma educação musical significativa dentro da escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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