Entrando no mundo mágico da literatura
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/71585/000879490.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem como objetivo propiciar a reflexão sobre uma proposta de trabalho que busque promover atividades lúdicas e pedagógicas capazes de despertar nas crianças o gosto pela leitura de forma lúdica e compartilhar aspectos da experiência pedagógica junto às crianças, na Instituição ACM – Associação Cristã de Moços – Unidade Morro Santana em Porto Alegre. A partir da observação das atividades que eram realizadas com as crianças em sala de aula, fo ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem como objetivo propiciar a reflexão sobre uma proposta de trabalho que busque promover atividades lúdicas e pedagógicas capazes de despertar nas crianças o gosto pela leitura de forma lúdica e compartilhar aspectos da experiência pedagógica junto às crianças, na Instituição ACM – Associação Cristã de Moços – Unidade Morro Santana em Porto Alegre. A partir da observação das atividades que eram realizadas com as crianças em sala de aula, foi possível perceber dificuldades na sua aprendizagem comportamental, bem como, de concentração e capacidade imaginativa, fragilizadas por questões relacionadas ao seu contexto social. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com base na junção de materiais teóricos com as atividades práticas vivenciadas pela autora, tendo a coleta de dados realizada através de oficinas com o uso de recursos áudio visuais, contação de histórias e brincadeiras de faz de conta. Para a sua viabilização, contei com o aporte teórico de Aroeira, Bruno Bettenlheim, Susana Rangel Vieira da Cunha, Paulo Freire, Elias José, Francisco Peres, Jean Piaget, Katia Smole, Katia Rodrigues e Cléo Busatto. Desta forma, ao relacionar os referenciais teóricos com as atividades vivenciadas pelos alunos, foi possível concluir que a literatura e o faz de conta, incentivam o “ensino/aprendizagem”. Percebendo assim que a imaginação e o jogo simbólico, contribuem positivamente para o crescimento psicossocial dessas crianças, podendo apontar um caminho para o enfrentamento dos seus medos e para o crescimento do seu potencial imaginário. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)