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Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Paulo Peixoto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Luzia Aparecida da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-14T02:08:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71479 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873586 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública UAB | pt_BR |
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)