A internacionalização do ensino superior : uma análise da estrutura e processos organizacionais da assessoria de relações internacionais em uma universidade
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O processo de globalização da economia mundial está aumentando a exigência da valorização do conhecimento, já que a busca pela inovação através do desenvolvimento tecnológico e científico é uma das formas de garantir a participação na nova ordem mundial. Neste ínterim, a internacionalização do ensino superior no Brasil é uma realidade e uma política pública tratada pelo governo federal como força propulsora para alavancar o processo educacional e garantir a soberania do país. Este relatório de ...
O processo de globalização da economia mundial está aumentando a exigência da valorização do conhecimento, já que a busca pela inovação através do desenvolvimento tecnológico e científico é uma das formas de garantir a participação na nova ordem mundial. Neste ínterim, a internacionalização do ensino superior no Brasil é uma realidade e uma política pública tratada pelo governo federal como força propulsora para alavancar o processo educacional e garantir a soberania do país. Este relatório de intervenção tem por objetivo analisar a estrutura organizacional e a gestão de processos da Assessoria de Relações Internacionais da Unipampa, para fins de identificar os pontos positivos e críticos, bem como sugerir melhorias. O referencial teórico aborda a globalização e internacionalização do ensino superior, as políticas públicas dedicadas a esta área e as teorias sobre análise da estrutura e processos organizacionais das instituições públicas. A metodologia utilizada é pesquisa-ação, pois busca atingir fins práticos e insere a equipe no planejamento e gestão do órgão. Após a análise de dados e propostas de melhorias chega-se às considerações finais com a conclusão de que os objetivos pretendidos foram atendidos. Como limitação da pesquisa cita-se o contexto multicampi da Instituição e o espaço de tempo para o planejamento do projeto proposto. Por fim sugere-se que o projeto tenha sequência, com ênfase na etapa de execução, como forma de cumprir o plano de ações PDCA ( Plan, Do ,Check Action ). ...
Abstract
The world’s economy globalization process has been increasing the demand for knowledge valuation, once the search for innovation through the technologic and scientific development is one of the ways to assure participation in the new world order. In this sense, the internationalization of higher education in Brazil is both a reality and a public policy handled by federal government as a boost engine to support the educational process and guarantee the country’s sovereignty. This intervention re ...
The world’s economy globalization process has been increasing the demand for knowledge valuation, once the search for innovation through the technologic and scientific development is one of the ways to assure participation in the new world order. In this sense, the internationalization of higher education in Brazil is both a reality and a public policy handled by federal government as a boost engine to support the educational process and guarantee the country’s sovereignty. This intervention report aims to analyze the organizational structure and the processes management of the International Affairs Office at Unipampa, in order to identify both positive and critical aspects, as well as to suggest improvements. The theoretical reference approaches higher education’s globalization and internationalization, public policies on this field and theories on structure analyses and public institutions organizational processes. The method applied is the research-action, once there is a track to reach realistic aims, and inserts the staff both in the office’s planning and management. Subsequent to the data analyses and improvements proposals, the final conclusions indicate that the aimed objectives were accomplished. As a limitation to the research, the institution’s multi campuses context and the available time to develop the project can be listed. In conclusion, it is suggested that the project should get a sequence, focusing on the execution stage, as a way to achieve the PDCA ( Plan, Do, Check Action ) actions’ plan. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License