Discurso narrativo e desempenho de leitura em crianças : abordagem neuropsicológica
Fecha
2012Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
As dificuldades de leitura são influenciadas por diversos fatores cognitivos descritos na literatura, sendo que o desenvolvimento da linguagem oral é um dos fatores de maior influência. Este estudo visou investigar estas duas modalidades, buscando verificar o desempenho de leitura de palavras de 8 crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e comparar com o desempenho em tarefas linguisticas de vocabulário e discurso narrativo. Foram encontrados dados relevant ...
As dificuldades de leitura são influenciadas por diversos fatores cognitivos descritos na literatura, sendo que o desenvolvimento da linguagem oral é um dos fatores de maior influência. Este estudo visou investigar estas duas modalidades, buscando verificar o desempenho de leitura de palavras de 8 crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e comparar com o desempenho em tarefas linguisticas de vocabulário e discurso narrativo. Foram encontrados dados relevantes na comparação dos resultados nas tarefas de vocabulário e nos escores de coerência local, extensão média de enunciados e número de palavras no discurso narrativo. Concluiu-se que habilidades micro e macrolinguisticas expressas na narrativa oral parecem apresentar relações importantes com o desempenho na leitura. Os dados corroboram com a ideia de que a avaliação da linguagem oral deve servir de subsídio para a prevenção e a intervenção dos distúrbios de leitura. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License