Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo construir um relato reflexivo relevante para o debate sobre a formação de professores de língua materna e sobre a construção de eventos de letramento na educação básica, a partir da experiência oportunizada na atividade curricular “Estágio de Docência em Português I”, realizada pela autora em seu percurso como licencianda em Letras. Analisando-se um projeto didático realizado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, busca-se discutir o que não foi adequadame ...
Esta pesquisa tem por objetivo construir um relato reflexivo relevante para o debate sobre a formação de professores de língua materna e sobre a construção de eventos de letramento na educação básica, a partir da experiência oportunizada na atividade curricular “Estágio de Docência em Português I”, realizada pela autora em seu percurso como licencianda em Letras. Analisando-se um projeto didático realizado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, busca-se discutir o que não foi adequadamente elaborado e o que pode ser aperfeiçoado nesta sequência didática, tendo como preocupação primordial a percepção, através da análise das produções dos alunos, de que não lhes ficou claro o tipo de interlocução que o gênero focal do projeto mobiliza. A fim de explicitar a discussão proposta, este trabalho estrutura-se da seguinte forma: no primeiro capítulo – a introdução – são apresentados os objetivos e reflexões centrais da pesquisa. No segundo capítulo, o processo de constituição do projeto didático em questão será analisado. No terceiro capítulo, serão expostos os pressupostos teóricos mobilizados para a discussão e sistematização das reflexões aqui apresentadas. No quarto capítulo, os textos dos alunos serão examinados, a fim de averiguar como a interlocução em sala de aula se materializou em suas produções. Por fim, serão expostas as considerações finais da autora sobre as questões elencadas. ...
Abstract
This research has for purpose construing a reflexive report, important for the discussion about maternal language teacher’s formation and the construction of literacy events in basic education, from experience nurtured of the curricular activity “1° Internship job portuguese teaching”, performed by authoress in her letters graduation program. Analyzing a didactic Project realized with a 9° grade school group, It looking up discussing about what was inadequately prepared and what can be improved ...
This research has for purpose construing a reflexive report, important for the discussion about maternal language teacher’s formation and the construction of literacy events in basic education, from experience nurtured of the curricular activity “1° Internship job portuguese teaching”, performed by authoress in her letters graduation program. Analyzing a didactic Project realized with a 9° grade school group, It looking up discussing about what was inadequately prepared and what can be improved in this following didactic, having as primary concern the perception, through student’s production, them that there wasn’t clear the type of dialogue which project’s gender focal mobilizes. In order to explain the propose discussion, this work is structured as follows: in the first chapter – the introduction – the research’s objectives and reflections will be presented. In the second one, the project’s process of constitution in question will be analyzed. In the third, the theoretical assumptions will be exposed for the refletion’s discussion and systematization submitted. In the four chapter, the student’s texts will be examined, in order to ascertain how dialogue in classroom materialized in their productions. Lastly, the authoress’s final considerations will be exposed about the listed issues. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Letras (1210)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License