Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiv ...
A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas. ...
Resumen
La presente tesina propone reflejar la lectura crítica y la formación del sujeto-lector en clase. Para eso fue realizada una investigación de campo en una escuela estadual y en una escuela estatal, con la intención de saber cómo se desarrolla la práctica de lectura en ambiente escolar. Se verificó si hay en estos espacios la preocupación con la formación del sujeto crítico y reflexivo. Al final, hay una búsqueda para comprender el porqué de la actividad de lectura no ser vista como una práctica ...
La presente tesina propone reflejar la lectura crítica y la formación del sujeto-lector en clase. Para eso fue realizada una investigación de campo en una escuela estadual y en una escuela estatal, con la intención de saber cómo se desarrolla la práctica de lectura en ambiente escolar. Se verificó si hay en estos espacios la preocupación con la formación del sujeto crítico y reflexivo. Al final, hay una búsqueda para comprender el porqué de la actividad de lectura no ser vista como una práctica social y discursiva, por más que sea presentada como un requisito para trabajos, pruebas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Letras (1219)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License