Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. A abordagem do tema experiência estética solicitou o estabelecimento de interfaces entre aportes teóricos que envolviam diferentes campos de conhecimento, tais como filosofia, semiótic ...
O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. A abordagem do tema experiência estética solicitou o estabelecimento de interfaces entre aportes teóricos que envolviam diferentes campos de conhecimento, tais como filosofia, semiótica, arte/educação e pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus da pesquisa foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos textos, buscou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre a sua prática. A produção de sentido na leitura das narrativas dos professores ocorreu a partir do estabelecimento de relações entre estética, arte, ensino e infância. As conclusões indicam que as experiências estéticas vivenciadas por eles, em ambientes não formais e informais, constituemnos como leitores da arte e da estética do seu entorno. Considerar o professor como sujeito capaz de produzir sentido para as linguagens artísticas e práticas docente, requer observar sua inserção no mundo como sujeito encarnado, corporalmente envolvido com o seu entorno e com a sua cultura. A abordagem acerca da influência das experiências estéticas na intencionalidade das propostas com linguagens artísticas pode orientar os processos de reflexão sobre a prática docente e apontar desdobramentos para futuros trabalhos sobre a importância da dimensão estética na formação de professores da infância. ...
Abstract
The research presented here aimed to investigate the relation between aesthetic experience and teaching practice with artistic languages, narrated in memorials written by childhood education teachers from the Specialization Course in Art Teaching and Physical Education during Childhood developed by the Paideia group from the Federal University of Rio Grande do Norte/UFRN in Brazil. The approach to the theme aesthetic experiences asked for the establishment of interfaces among theoretical bases ...
The research presented here aimed to investigate the relation between aesthetic experience and teaching practice with artistic languages, narrated in memorials written by childhood education teachers from the Specialization Course in Art Teaching and Physical Education during Childhood developed by the Paideia group from the Federal University of Rio Grande do Norte/UFRN in Brazil. The approach to the theme aesthetic experiences asked for the establishment of interfaces among theoretical bases involving different fields of knowledge, such as philosophy, semiotics, art/education and pedagogy. This study has a qualitative nature wherein the methodology took on as principles and strategies of analysis the Discursive Semiotics and some assumptions from the (auto) biographical research that deals with narrative productions as events of formation. Five memorials of formation events made the research corpus. In the analysis of the texts, it was identified how the aesthetic experiences of the teachers are present in their discourses that weave their practices. The meaning production in the reading of the narratives of the teachers took place based on the establishment of relations among aesthetic, art, teaching and childhood. The conclusions indicate that the aesthetic events experienced by the teachers in no formal and informal contexts establish them as readers of art and aesthetic in their surrounding. Looking at the teacher as a subject able to produce meaning to artistic languages and teaching practice entails to observe their insertion in the world as bodily incarnate subjects involved in their surroundings and culture. The influence of aesthetic experiences in the intentionality of the proposals with artistic languages, as it was observed in this study, can orientate the processes of reflection about teaching practice and point out future studies about the importance of aesthetic dimension in childhood teacher training. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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