Gênero e sexualidade nas brincadeiras do recreio
dc.contributor.advisor | Stigger, Marco Paulo | pt_BR |
dc.contributor.author | Wenetz, Ileana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:03:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/7043 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir das vertentes dos Estudos Culturais e de Gênero que se aproximam do pós-estruturalismo de Michel Foucault, busco, neste estudo, entender como são atribuídos significados de gênero que atravessam ou instituem modos diferenciados de ser menino e menina num contexto particular, o recreio escolar. Tentando compreender como se aprende a ser feminina e masculino nesse universo cultural, procuro pensar como o corpo torna-se alvo de determinados discursos e como as práticas corporais vivenciadas no recreio disciplinam/resistem nos corpos, generificando-os. Considerando que essas noções se dão através de relações do poder, procurei mapeá-las e identificálas através de uma metodologia de inspiração etnográfica (observação participante e entrevistas) realizada no recreio de uma escola pública de Porto Alegre, RS, onde grupos de crianças de primeira a quarta série do ensino fundamental realizam suas brincadeiras. Focalizei particularmente uma segunda e uma terceira série, analisando o material empírico através dos pressupostos foucaultianos (gênero, linguagem, identidade, poder, discurso, representação, educação, entre outros). Argumento que, no espaço do recreio, acontece uma aprendizagem não-oficial e não-intencional, a partir da qual ou através da qual crianças aprendem a ser meninos e meninas Nesse contexto, existe também uma ocupação dos espaços segundo o gênero, o que inclui maneiras de ocupação, imposição, negociação ou recriação dos próprios espaços e das brincadeiras. Pude ainda observar que, na construção da sexualidade na escola, encontra-se a homossexualidade apesar da norma da heterossexualidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Masculino | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Recreio | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras infantis | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Gênero e sexualidade nas brincadeiras do recreio | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender and sexuality in break time play | en |
dc.title.alternative | Género y sexualidad en los juegos del recreo | es |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000494435 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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