Escultura religiosa na colônia Caxias : Um Estudo Sobre a Obra de Pietro Stangherlin e Tarquínio Zambelli
Fecha
2013Autor
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Resumo
A pesquisa apresenta e discute a escultura religiosa de Pietro Stangherlin (1842– 1912) e de Tarquínio Zambelli (1857–1935), produzida na região da chamada “Terceira Colônia” de imigração italiana, no Nordeste do Rio Grande do Sul, entre 1880 e 1935. Partindo de documentos paroquiais, entrevistas, observações in loco e levantamento fotográfico, desenvolve-se uma análise formal e simbólica, buscando apontar características singulares dessa imaginária, bem como suas relações com as matrizes europ ...
A pesquisa apresenta e discute a escultura religiosa de Pietro Stangherlin (1842– 1912) e de Tarquínio Zambelli (1857–1935), produzida na região da chamada “Terceira Colônia” de imigração italiana, no Nordeste do Rio Grande do Sul, entre 1880 e 1935. Partindo de documentos paroquiais, entrevistas, observações in loco e levantamento fotográfico, desenvolve-se uma análise formal e simbólica, buscando apontar características singulares dessa imaginária, bem como suas relações com as matrizes europeias. Além da compreensão da importância da vida religiosa para os imigrantes, do levantamento de dados biográficos desses artistas, bem como de suas produções mais relevantes, a pesquisa realiza um estudo comparativo de duas obras assinadas pelos santeiros: o Cristo Morto e a representação de Nossa Senhora do Caravaggio. ...
Abstract
The research presents and discusses the religious sculpture of Pietro Stangherlin (1842–1912) and Tarquínio Zambelli (1857–1935), produced in the region called "Terceira Colônia" of Italian immigration in northeastern Rio Grande do Sul, between 1880 and 1935. Starting from parish documents, interviews, in loco observations and photographic survey, develops a formal and symbolic analysis, seeking to identify the unique characteristics of this imaginary, as well as its relations with the European ...
The research presents and discusses the religious sculpture of Pietro Stangherlin (1842–1912) and Tarquínio Zambelli (1857–1935), produced in the region called "Terceira Colônia" of Italian immigration in northeastern Rio Grande do Sul, between 1880 and 1935. Starting from parish documents, interviews, in loco observations and photographic survey, develops a formal and symbolic analysis, seeking to identify the unique characteristics of this imaginary, as well as its relations with the European matriz. In addition to understanding the importance of religious life for immigrants, the survey biodata of these artists and their productions more relevant research conducts a comparative study of two works signed by saint makers: The Dead Christ and the depiction of Our Lady of Caravaggio. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Colecciones
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