Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Carla Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2013-04-18T01:55:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70372pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral analisar como se configura um modo de ensinar música na escola através de uma orquestra escolar e, como objetivos específicos, investigar as dimensões envolvidas nesse processo de ensino (o que, como, quem, para quem, por que e para que se ensina música nesse grupo) e compreender os significados que constituem esse modo de ensinar música na escola. A cultura escolar foi tomada como construto teórico, possibilitando olhar para o campo e entender o que nele está sendo produzido, assim como as dimensões envolvidas no ensino, a partir da prática escolar. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa tem como método investigativo o estudo de caso e, como campo empírico, a orquestra de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Porto Alegre-RS. Os dados foram coletados através de observações registradas em notas de campo; registros audiovisuais, mais especificamente fotografias e filmagens; e entrevistas semiestruturadas. A análise e interpretação dos dados indicou que o modo de ensinar música na escola através da Orquestra Villa-Lobos se configura a partir da prática musical em grupo, com referência na profissão, tendo as apresentações e espetáculos como a culminância da aprendizagem musical. Nesse processo, os vínculos afetivos vão sendo fortalecidos pelo convívio e pela prática coletiva, cultivando o que os próprios integrantes denominam como segunda família, criando a ambivalência entre a estrutura rígida e formal de uma orquestra com o ambiente acolhedor da segunda família. Essa prática coletiva foi fazendo sentido para a instituição por suas ações e resultados e o ensino na Orquestra Villa-Lobos se consolidou como um modo de ensinar música na escola, sobretudo, porque foi construído, articulado e sedimentado dentro da própria escola.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing a school orchestra sets up a way to teach music in schools. More specifically, the study aims to investigate the dimensions involved in this teaching process (what, how, who, to whom, why, and to what purpose music is taught to this group) and to understand the meanings that help to constitute this way of teaching music in schools. Taken as a theoretical construct, the school culture made it possible to understand what is being produced in the field, as well as the dimensions involved in music teaching, from the perspective of the school practices. Adopting a qualitative approach to research, a case study with the orchestra of a Municipal School of Basic Education of Porto Alegre-RS was carried out. Data were collected through observations recorded in field notes, audiovisual recordings, specifically photographs and footage, and semi-structured interviews. Data analysis indicates that the way of teaching music in the school orchestra is set up from the practice of making music together, taking the music profession as a reference, and public performances as the culmination of the process of music learning. In this process, the affective ties are strengthened both by participants’ interaction and collective practice, cultivating what the members themselves call a second family. This creates ambivalence between the rigid and formal structure of an orchestra and the welcoming atmosphere of the second family. Through its actions and outcomes, this teaching practice gradually became meaningful for the institution. The way of teaching music in the orchestra was consolidated as a way of teaching music in the school because it was built, articulated and settled within the school itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic teaching in basic educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectSchool instrumental groupsen
dc.subjectEnsino : Musicapt_BR
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCultura : Escolapt_BR
dc.subjectOrquestra : Escolapt_BR
dc.titleEnsinar música na escola : um estudo de caso com uma orquestra escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000877265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem