Estudo descritivo do comportamento moral de escolares praticantes de voleibol
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa, de caráter descritivo, tem como objetivo central verificar as atitudes de atletas escolares de voleibol, frente a dilemas morais em situações de jogo. A partir das informações obtidas nos dilemas, considerando as justificativas e os argumentos apresentados pelas participantes, foram analisadas estas informações baseadas no ponto de vista cognitivista de Piaget, nos valores de justiça e honestidade, e sob o ponto de vista do fair-play, “espírito esportivo” ou “jogo limpo”. Para Pi ...
Esta pesquisa, de caráter descritivo, tem como objetivo central verificar as atitudes de atletas escolares de voleibol, frente a dilemas morais em situações de jogo. A partir das informações obtidas nos dilemas, considerando as justificativas e os argumentos apresentados pelas participantes, foram analisadas estas informações baseadas no ponto de vista cognitivista de Piaget, nos valores de justiça e honestidade, e sob o ponto de vista do fair-play, “espírito esportivo” ou “jogo limpo”. Para Piaget (1977), os valores morais na criança são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais, na família, escola, com amigos. E que será com essas vivências que a criança irá construir seus valores, princípios e normas morais. De acordo com a literatura, verificou-se que as participantes demonstraram algumas atitudes baseadas no respeito mútuo, “espírito esportivo” e “jogo limpo” com a sua equipe, porém nas situações que envolviam o árbitro essas atitudes deixaram a desejar. Demonstrando apenas uma grande preocupação com a equipe e desejo de vitória. ...
Abstract
This research, of a descriptive character, has as its main goal to verify the attitudes of school athletes of volleyball when faced with moral dilemmas during in-game situations. The information gained by observing those situations, considering the reasons and arguments presented by the players, have been analyzed based on Piaget’s cognitive point of view, on values of justice and honesty, and on a fair-play point of view. According to Piaget (1977), the moral values of a child are built upon t ...
This research, of a descriptive character, has as its main goal to verify the attitudes of school athletes of volleyball when faced with moral dilemmas during in-game situations. The information gained by observing those situations, considering the reasons and arguments presented by the players, have been analyzed based on Piaget’s cognitive point of view, on values of justice and honesty, and on a fair-play point of view. According to Piaget (1977), the moral values of a child are built upon the interaction of the individual with social environments, such as family, school and friends, and it is by those experiences that the child will build its own values, principles and moral rules. Through the literature, it was verified that the players presented attitudes based on mutual respect, “sportsmanship” and fair-play with their teammates, although when interacting with the referee the nature of those attitudes was disappointing – mostly based upon concern with their teammates and desire to win. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License