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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorCela, Sandra Reginapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-09T01:56:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70103pt_BR
dc.description.abstractA Gestão Ambiental vem se configurando como um fator preocupante para as Instituições de Ensino Superior, principalmente em relação ao papel que elas exercem junto à sociedade, que é o da formação do cidadão. Neste contexto se insere a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde o Sistema de Gestão Ambiental já foi formalizado, mas que ainda não atingiu todas as unidades acadêmicas, e entre elas, o foco deste estudo, a Escola de Administração. Frente ao exposto, e tendo presente a cultura organizacional com enfoque comportamental, este trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de identificar os fatores que exercem influência na implantação do sistema de gestão ambiental da Escola de Administração. O método utilizado é o estudo exploratório de caso, mediante pesquisa qualitativa, através da aplicação de entrevistas em profundidade com professores, funcionários e alunos da Escola de Administração e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo, além de levantar e identificar as barreiras à implantação do Sistema de Gestão Ambiental na Escola de Administração, inicia uma análise reflexiva do ponto de vista psicológico, sociológico e filosófico do comportamento do indivíduo nos diversos ambientes onde ele está inserido, e na forma como ele se relaciona com as questões ambientais. O estudo com a vertente para o comportamento do indivíduo ocorreu em virtude das pesquisas terem apontado como sendo o comportamento das pessoas como uma das principais barreiras à implantação do Sistema de Gestão Ambiental na Escola de Administração.pt_BR
dc.description.abstractHigher education institutions are becoming increasingly concerned with environmental management, particularly as one of their key roles in society is to form citizens. The Federal University of Rio Grande do Sul is part of this context, where, although the Environmental Management System has been formally adopted, it has not yet come into effect in all the academic units, and among them, that which is the focus of this study, the School of Management. Given this situation, and adopting a behavioral approach to organizational culture, this study was developed due to the need to identify the factors influencing the implementation of an environmental management system in the School of Management. The exploratory case study method is employed through qualitative research, by applying in-depth interviews with teachers, staff and students of the School of Management and the Federal University of Rio Grande do Sul. The study, besides raising and identifying barriers to the implementation of the Environmental Management System in the School of Management, provides a reflective analysis, from a psychological, sociological and philosophical standpoint, of behavior the of the individual in different environments and how this relates to environmental issues. The study focused on individual behavior came about due to research having indicated that the behavior of people is one of the main barriers to the implementation of the Environmental Management System in School of Management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectSistema de gestão ambientalpt_BR
dc.subjectBarreiras à implantaçãopt_BR
dc.subjectInstitutions of higher educationen
dc.subjectEnvironmental management systemen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração.pt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectIndividual behavioren
dc.subjectBarriersen
dc.titleBarreiras à implantação do sistema de gestão ambiental na Escola de Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876046pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationAdministração Pública Contemporâneapt_BR


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