Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorMarques, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-02T01:48:38Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69903pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa o processo de transformação de uma escola especial em um centro de atendimento educacional especializado no município de Cachoeirinha/RS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de análise documental e de entrevistas semidirigidas. A Abordagem do Ciclo de Políticas baliza o caminho teórico-metodológico e o texto dissertativo. No contexto investigado, a implementação das diretrizes inclusivas constituiu-se em um movimento rápido, sem muito planejamento, centrado no espaço especializado e não nas escolas comuns. Tal fragmentação manifesta a complexidade de se gestar um sistema inclusivo, bem como as disputas, os recuos e os avanços frente às demandas da inclusão escolar; movimentos que buscam, ao fechar e abrir portas, constituir novas configurações sobre a diferença e a igualdade no âmbito educacional. Quais os efeitos destas ações? Como se efetivará a inclusão escolar na Rede? Perguntas para novas pesquisas; outros olhares em movimento.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines the transformation of a special school in a specialized educational service center in the municipality of Cachoeirinha/RS. It is a qualitative study, an exploratory, done from the documentary analysis and semi-structured interviews. The approach of cycle lecture marks the theoretical-methodological way dissertational and text. In context, investigated the implementation of the guidelines was inclusive in one quick motion, without much planning, focusing on specialized space and not in the common schools. This fragmentation manifests the complexity of gestating an inclusive system, as well as disputes, retreats and advances against the demands of school inclusion: movements that look at the open and close doors, create new settings on difference and equality in the educational. What are the effects of these actions? How to become effective school inclusion in the network? Questions for further research, other looks in motion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial education policiesen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectIncluding educationen
dc.subjectSpecialized educational service centeren
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.titleDa escola especial ao centro de atendimento especializado : um olhar em movimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples