O atendimento educacional especializado na educação infantil : reflexões sobre os serviços especializados no Município de Ivoti
dc.contributor.advisor | Benincasa, Melina Chassot | pt_BR |
dc.contributor.author | Marichal, Helena Maria de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-02T01:48:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69902 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa a configuração do atendimento educacional especializado oferecido às crianças de zero a cinco anos de idade com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Ivoti (RME/Ivoti). Trata-se de um estudo qualitativo, que se caracteriza como estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiabertas e questionário. Nos capítulos do presente trabalho foram priorizados (1) aspectos políticos e históricos que aproximam os campos da educação especial e da educação infantil; (2) a caracterização de alguns elementos referentes aos serviços de estimulação precoce e psicopedagogia inicial; (3) o contexto da Rede Municipal de Ensino de Ivoti, a partir de dados numéricos representativos, vinculados aos totais de escolas e de matrículas na Rede. No âmbito investigativo, constatou-se que, no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), os alunos com deficiência contam com atendimentos nas áreas de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia, e, na APAE, são oferecidos os serviços de estimulação precoce, fisioterapia, hidroterapia, entre outros. Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: Os Serviços Especializados e a Criança Pequena; Educação Especial e Educação Infantil: pontos de conexão. Destaco, como possíveis resultados, a ausência de serviços especializados que deem continuidade à estimulação precoce no município; que o atendimento das crianças de zero a cinco anos não ocorre em salas de recursos; que os profissionais especializados do NAI prestam assessoria às escolas nas quais estudam os alunos atendidos; a constante interlocução entre escola, família e profissionais dos serviços especializados; a presença de investimento por parte da RME/Ivoti ao promover cursos de formação docente, com o intuito de qualificar o atendimento aos seus alunos; e, ainda, o reconhecimento da necessidade de um serviço especializado mais qualificado que contemple a faixa etária dos três aos cinco anos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.title | O atendimento educacional especializado na educação infantil : reflexões sobre os serviços especializados no Município de Ivoti | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875073 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
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Humanities (1949)