A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jorge Alberto Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Diekow, Ingrit Roselaine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-02T01:48:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69901 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios que o Programa Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre enfrenta para inserir no mercado de trabalho alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino. Realizou-se um resgate histórico de diferentes perspectivas teóricas que discutem a relação trabalho/educação e educação especial, destacando as principais concepções desenvolvidas sobre este tema, em diferentes épocas e contextos sociais. O levantamento das informações de campo foi realizado através da abordagem qualitativa de investigação, utilizando como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com coordenadores e alunos vinculados ao programa. Também foram utilizados registros de informações obtidas da vivência diária da professora/pesquisadora com os alunos sujeitos da pesquisa. Da análise e interpretação das informações colhidas podemos afirmar que os desafios da inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais são inúmeros e variados, com poucas perspectivas de resolução no curto prazo. As soluções para estes desafios vão além da aplicação da legislação vigente e dependem de uma articulação social, política, pedagógica e empresarial, que exige mudanças relacionadas a necessidade de participação social na concepção e efetivação das políticas públicas, com a consequente melhoria da autoestima das famílias e das pessoas com deficiência, exigindo um olhar sensível para o contexto social e econômico atual por parte do Estado e das empresas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000874720 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
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Humanities (1949)