Método Montessori e inclusão escolar : articulações possíveis
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de especialização constitui-se como um estudo de caso que se propôs a investigar uma escola montessoriana, buscando identificar aspectos dessa proposta pedagógica que estão em sintonia com a inclusão escolar, para verificar se o referido método empregado hoje, favorece o trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva. As seguintes questões orientaram esta pesquisa: Como acontece o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma es ...
O presente trabalho de conclusão de especialização constitui-se como um estudo de caso que se propôs a investigar uma escola montessoriana, buscando identificar aspectos dessa proposta pedagógica que estão em sintonia com a inclusão escolar, para verificar se o referido método empregado hoje, favorece o trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva. As seguintes questões orientaram esta pesquisa: Como acontece o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola montessoriana? Quais pontos da proposta pedagógica montessoriana estão em sintonia com a inclusão escolar? Como acontece a avaliação do sujeito nessa proposta metodológica? Para este estudo foi utilizada para coleta de dados entrevista estruturada com uma professora de uma escola montessoriana de Porto Alegre/RS. Além disso, foi utilizado um questionário respondido por esta mesma educadora e a observação em uma das turmas desta instituição onde estudava um aluno com transtorno global do desenvolvimento. A partir desse estudo é possível afirmar que o método construído por Maria Montessori apresenta aspectos que estão em sintonia com a proposta da educação inclusiva e que são utilizados ainda hoje nas escolas montessorianas, tais como: o respeito à individualidade dos alunos; o desenvolvimento da autonomia; o educador como mediador do conhecimento e não como figura central no processo de ensino-aprendizagem; o acompanhamento diário do processo de aprendizagem dos alunos através do registro de observações em sala de aula; o planejamento de aulas e atividades com base nesses registros tendo em vista as necessidades dos educandos. Com base nisso, foi possível constatar que estes aspectos presentes no método montessoriano desde sua proposição permanecem atuais e estão em sintonia com a perspectiva educacional inclusiva, uma vez que esta metodologia demanda currículo e avaliação flexíveis, consideração dos diferentes ritmos, das potencialidades e das necessidades de cada aluno. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License