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dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMatei, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2013-03-29T01:44:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69875pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os documentos se referem à organização da instituição escolar e proposta pedagógica, bem como os registros do percurso escolar e de vida do aluno, incluindo pareceres pedagógicos, planejamento e registros de aulas. As observações foram registradas em um diário de campo e as entrevistas foram realizadas com as professoras que acompanharam o aluno nos 1º e 3º anos. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Vygotski e Maturana. Foram analisados os dispositivos que a instituição escolar cria e disponibiliza para que uma prática pedagógica seja realizada e produza processos de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. Os dispositivos analisados foram: apoio extra oferecido em sala de aula; momentos de reunião com a equipe multidisciplinar que acompanha o aluno; formação continuada dos educadores; e a adaptação dos materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. As considerações finais propõem uma reflexão acerca das possibilidades de transformação escolar para a efetivação dos processos inclusivos. A análise dos dispositivos criados e disponibilizados pela escola demonstra que esses contribuíram para a realização da experiência escolar inclusiva, ressaltando a importância da utilização de diferentes recursos, aliando as dimensões teórica e prática a partir do trabalho cooperativo construído entre escola, família e equipe multidisciplinar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA construção de uma prática pedagógica inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875075pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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