Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes ne ...
Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License