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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSchütz, Anelisept_BR
dc.date.accessioned2013-03-29T01:44:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69867pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar a política de inclusão escolar na Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo – RS, com especial atenção dirigida às concepções e práticas relativas à educação especial e à oferta do atendimento educacional especializado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, na qual se buscou valorizar diferentes fontes de informação. A busca de referenciais analíticos foi baseada na análise de produções acadêmicas sobre o tema, além de dispositivos legais e de orientação política para os processos inclusivos. Foram realizadas entrevistas com sete professoras que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais, além de um levantamento de dados coletados junto à Secretaria Municipal de Educação. Os dados relativos à educação especial mostram que o município possui 56 escolas de ensino fundamental, das quais 39 contam com Salas de Recursos Multifuncionais, que devem ser ampliadas para 45 até o final do ano de 2012. Estão matriculados na rede municipal 703 alunos em processo de inclusão. A rede de apoio é composta por instituições municipais e outras conveniadas, sendo atendidos 484 alunos da rede. A análise das entrevistas permite algumas conclusões: as professoras destacam que a educação especial no município está em processo de crescimento, avaliando que se encontra em uma caminhada e há progressos a cada ano; as profissionais consideram imprescindível o laudo da área da saúde para incluir o aluno no censo e no atendimento educacional especializado; as professoras do AEE reservam horários para conversar com os docentes das salas de aula e consideram a parceria entre todos os setores da escola importante, mas algumas se queixam que os professores ou componentes da equipe diretiva não buscam essa interlocução. Uma parte significativa das profissionais entrevistadas considera a rede de apoio insuficiente para a demanda e que há alunos desassistidos. Algumas professoras queixam-se de que as famílias poderiam se envolver mais no processo com os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.titleInclusão escolar na rede municipal de novo hamburgo : com a palavra, as professoras das salas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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