A tecitura da inclusão em uma escola privada de Porto Alegre
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações pedagógicas construídas com alunos com deficiência considerando o contexto de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Com as contribuições de Edgar Morin, Maria Teresa Eglér Mantoan e Lino de Macedo, são construídas lentes que auxiliam na análise de práticas pedagógicas consideradas como estando em consonância com a educação na perspectiva da inclusão escolar. As práticas apresentadas e analisadas ao longo deste trabalho sinalizam a ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações pedagógicas construídas com alunos com deficiência considerando o contexto de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Com as contribuições de Edgar Morin, Maria Teresa Eglér Mantoan e Lino de Macedo, são construídas lentes que auxiliam na análise de práticas pedagógicas consideradas como estando em consonância com a educação na perspectiva da inclusão escolar. As práticas apresentadas e analisadas ao longo deste trabalho sinalizam a existência da valorização das singularidades de todos os sujeitos e não apenas das crianças com deficiência. Faz-se uma breve discussão sobre a importância e os efeitos das relações escolares como estas sendo fundamentais ao processo de inclusão escolar. O estudo é uma pesquisa qualitativa que foi realizada através de leitura de documentos da escola em questão, entrevista com a coordenadora, relatos de experiência de professores e vivência da pesquisadora que atua como professora desta escola desde 2006. Os dados obtidos permitem verificar algumas das práticas escolares que favorecem a relação entre os sujeitos da escola, tendo como objetivo a inclusão, e a importância de um espaço de constante formação para o corpo docente. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1950)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License