Cenas de uma relação : o encenar do aprender
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em rela ...
O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License