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O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Rozek, Marlene | pt_BR |
dc.contributor.author | Linkievicz, Lúcia Maria Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-29T01:44:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69854 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como temática os processos pedagógicos na interlocução do docente da Sala de Recursos Multifuncional – AEE, com professores da classe regular e familiares. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, considerando as especificidades do aluno, da família e dos professores, com o objetivo de compreender os processos pedagógicos na interlocução do docente da sala de recursos multifuncional - AEE com professores da classe regular e familiares, analisando as perspectivas e/ou alternativas de avanços na prática pedagógica desenvolvida no AEE, considerando os documentos normativos na implementação do Atendimento Educacional Especializado e a história da Educação Inclusiva. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um Questionário semiestruturado com onze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os escritos das 10 professoras foram analisados e entrelaçados ao estudo teórico desta pesquisa, buscando compreender a prática docente no AEE quanto ao trabalho em relação ao aluno, ao professor do ensino regular, aos familiares, bem como a observância às normas e parâmetros das Políticas Públicas da Educação Inclusiva no AEE. Os resultados indicam que a prática docente no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. As 10 escolas pesquisadas atuam há mais de 2 anos com o AEE e seguem a proposta governamental, realizando encontros e formações para professores e pais. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem preparados para receber o público alvo da Educação Especial; da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas; há dificuldades nos encaminhamentos e orientações com os professores do ensino regular e na interlocução com a gestão escolar e com familiares. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico, preconceito, motivos políticos, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências e, principalmente, dificuldade de interlocução/diálogo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.title | O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875068 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)