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A organização do ambiente escolar, no contexto da educação infantil inclusiva : dimensionadando a estrutura na relação com a aprendizagem
dc.contributor.advisor | Freitas, Claudia Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lepper, Cláudia Wannmacher | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-29T01:44:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69853 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo pesquisar como as adaptações Curriculares, Pedagógicas e Físicas vem acontecendo nas Escolas Infantis da Rede Municipal de Porto Alegre, com vistas a sustentar a aprendizagem de crianças referidas como tendo Necessidade Educativas Especiais. Como suportes de análise foram tomados às referências Legais do MEC como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI). Utilizou-se como metodologia entrevistas semiestruturadas em cinco escolas infantis da Rede Municipal. As escolas foram escolhidas tendo dois critérios: O primeiro a proximidade do local onde a pesquisadora realiza suas funções de docente. O segundo critério era o de que estas escolas fossem atendidas pela mesma assessoria de Educação Precoce (EP) e Psicopedagogia Inicial (PI). Ao concluir a pesquisa observou-se que das escolas selecionadas apenas duas tinham crianças consideradas com Necessidades Educacionais Especiais. A Escola alegoricamente chamada de “Luxo Infantil” tinha sete crianças incluídas e por ser um Jardim de Praça (atender apenas um turno seus alunos e não tempo integral) sobravam vagas e eram preenchidas pela assessoria ou pela comunidade. A segunda escola chamada de “Acessibilidade” tinha uma criança que entrou via Ministério Público. As duas escolas que possuem alunos “incluídos” tem adaptações físicas. Nas escolas referidas foram observadas alterações curriculares e pedagógicas na intenção de melhor atender a criança, tendo como propósito a aprendizagem. Esta “adaptação” na escola Acessibilidade as evidências dão motivos para acreditar que as adaptações pedagógicas e curriculares eram mais “acomodação” da criança a estrutura da escola do que uma adequação da escola as necessidades da Criança. Na Escola “Luxo Infantil” observou-se um envolvimento do conjunto da escola em adequar o currículo e as propostas pedagógicas aos seus alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | A organização do ambiente escolar, no contexto da educação infantil inclusiva : dimensionadando a estrutura na relação com a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875066 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1951)