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dc.contributor.advisorRozek, Marlenept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Camila de Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-29T01:44:23Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69848pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as research subject the pedagogic strategies of teachers of Physical Education with disabled students. The research approach which has guided this study has been: What are the pedagogic practices developed by the teachers of Physical Education with disabled students? It aims to know the pedagogic practices developed by the teachers of Physical Education of schools in which there are disabled students, as well as to understand how these pedagogic practices favor the process of school inclusion. A semi-structured questionnaire has been used in order to reply the research approach and to achieve the objectives, through a qualitative nature and exploratory character research. The subjects of the research have been teachers of Physical Education of the public net from Gravataí-RS, metropolitan region of Porto Alegre. The study has concluded that the teachers seem anxious with relation to the inclusion subject, for believing they are not able enough to face up these challenges, however, they accept the student, respecting his limitations. The pedagogic practice developed most of times is limitations. The pedagogic practice developed most of times is focused on the adaptation of the classes, and teachers believe that their practices favor the inclusion, mainly through the social interactions which happen in a Physical Education class, indicating that these relations bring for the students many positive things.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogic practicesen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysycal educationen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleEstratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874736pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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