Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorEscouto, Ana Lucia Romanpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-29T01:44:22Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69846pt_BR
dc.description.abstractEste estudo está fundamentado no entendimento de que a educação inclusiva não diz respeito somente às pessoas com deficiência e sim a todos os sujeitos e que as práticas pedagógicas devem atender a todos os alunos, objetivando não só seu aprendizado, mas também sua permanência na escola. Desta maneira, esta pesquisa analisa as práticas pedagógicas do Projeto PESCAR Unidade Procergs sob a ótica da Educação Inclusiva, objetivando validá-las como possíveis de serem utilizadas nos processos inclusivos das escolas regulares. Inicialmente, na introdução e no capítulo dois, contextualiza-se e conceitua-se a educação inclusiva entendo-a como uma proposta pedagógica para toda a escola e para todos os indivíduos. Apresenta-se, no terceiro capítulo, a fundamentação teórica de autores como Cláudio Baptista, Hugo Otto Beyer, Peter Mittler, Rosita Edler Carvalho, entre outros, que argumentam sobre a importância de seguirem-se pressupostos e balizadores, como por exemplo, a individualização do ensino, a pluridocência, a interdisciplinaridade, quando objetiva-se a construção de uma educação para todos. No capítulo quatro, explica-se o Projeto PESCAR, sua origem, estrutura e bases pedagógicas. No quinto capítulo, relata-se as práticas pedagógicas da Unidade Procergs validando-as através do Index For Inclusion, dimensão C, “Desenvolvendo Práticas Inclusivas”. Como resultado da análise foi possível identificar que as práticas pedagógicas realizadas na Unidade Procergs do Projeto PESCAR atendem as demandas de uma educação na perspectiva inclusiva e que é possível pensar alguns dos processos inclusivos na escola regular levando em conta a experiência do Projeto PESCAR. Assim, abrem-se desdobramentos de possíveis pesquisas futuras que envolvam a formação de professores e o acompanhamento de casos que possam aplicar práticas e refletir sobre essas ações pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis study is based on the understanding that inclusive education does not only concern people with disabilities but to all subjects and that the practice should serve all students, aiming not only their learning but also their stay in school. Thus, this research examines the pedagogical practices of the PESCAR Project at the Procergs Unit from the perspective of Inclusive Education, aiming to validate them as potential to be used in the process of inclusive mainstream schools. Initially, inclusive education is contextualized and conceptualized in the introduction and chapter two as a pedagogical proposal for the entire school and for all individuals. The theoretical foundation of authors like Claudio Baptista, Hugo Otto Beyer, Peter Mittler, Edler Rosita Chapman is presented in the third chapter. They argue about the relevance of follow-up assumptions and principles, such as the individualization of education, pluri- teaching activity, interdisciplinarity, when the goal is to build an education for all. The PESCAR Project is explained in chapter four; its origin, structure and pedagogical bases. The pedagogical practices at the Procergs Unit are validated through the “Index For Inclusion”, size C, "Developing Inclusive Practices" as it is reported in chapter five. As a result of the analysis it was found that the pedagogical practices conducted in the PESCAR Project at the Procergs Unit meet the demands of education in an inclusive perspective. It is also possible to think of some inclusive processes in the regular school taking into account the experience of the PESCAR Project. Therefore, some possible ramifications of future research involving teacher training and monitoring of cases where these practices can be applied and reflect on pedagogical actions are open.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectFundação Projeto Pescar.pt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive processesen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPESCAR projecten
dc.titleUma análise das práticas pedagógicas do Projeto PESCAR sob a ótica da educação inclusiva : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples