Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Gloria Isabel Sattaminipt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Cristiane Silvapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-26T01:46:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69766pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Biblioteca Graciema Pacheco, com alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Verifica a frequência de utilização da Biblioteca pelos alunos. Identifica as habilidades informacionais dos alunos no uso da biblioteca e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Analisa as habilidades dos alunos na avaliação e seleção de materiais para pesquisa escolar. Apresenta a importância da biblioteca escolar como espaço de socialização e a sua participação na construção do conhecimento e desenvolvimento da competência informacional dos usuários. Destaca as mudanças ocorridas no ambiente de aprendizagem, devido às atuais fontes de informação disponibilizadas e ao acesso à internet. Define e caracteriza a pesquisa escolar. Apresenta o programa de atividades para o desenvolvimento das habilidades de uso da biblioteca e da informação proposto por Carol Kuhlthau. Relaciona as habilidades de localização e habilidades de interpretação dos alunos com o uso da Biblioteca e seus recursos informacionais. Apresenta os resultados obtidos através da observação sistemática e das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. Constata que os alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do CAp/UFRGS possuem habilidades informacionais aquém das habilidades propostas por Kuhlthau. A partir dos resultados deste estudo, sugere o incentivo ao uso do catálogo on-line e a parceria professor/biblioteca na realização de atividades para desenvolver as habilidades informacionais dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis study reports the results of a survey conducted in the Library Graciema Pacheco, with students of elementary education at the Colégio de Aplicação from Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It verifies the frequency of use of the library by students. It identifies the student’s information abilities about use of library and the Information and Comunication Technology (ICT). It analyzes students' skills in the evaluation and selection of materials for school research. It shows the importance of the school library as a place of socialization and participation in knowledge construction and development of information literacy of the users. It emphasizes the changes in the learning environment, because the new sources of information and the access to the internet. It defines and characterizes the school research. It shows the program of activities for the development of the skills of library use and information offered by Carol Kuhlthau. It relates the skills location and interpretation of the students with the library use and its information resources. It shows the results obtained through systematic observation and interviews applied to the study subjects. It notes that students have skills informational short of skills proposed by Kuhlthau. From the results of this study suggests the incentive to use the on-line catalog and partnership teacher/library in carrying out activities to develop students'skills informational.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectInformational skillsen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleHabilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples