Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorBonmann, Débora Marie da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-26T01:45:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69747pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou conhecer as vivências dos estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem em sua primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto por meio de um fórum online. Trata-se de um estudo do tipo documental com abordagem qualitativa realizado em uma Universidade Pública que oferece o Curso de Graduação em Enfermagem. Constituiu a fonte de dados os 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, produzidos por 52 estudantes que estavam matriculados na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III, no semestre de 2010.2. Os dados foram coletados por meio de download desse material. Os dados foram avaliados através do processo de análise de conteúdo temática e utilizou-se o software NVivo 10 como apoio. O estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A acadêmica de Enfermagem e a professora orientadora elaboraram e assinaram um Termo de Compromisso de Utilização de Dados e a Diretora da Escola de Enfermagem assinou Termo de Ciência do Responsável pelo Banco de Dados. Os resultados encontrados indicaram três temas identificados nos relatos dos estudantes, os quais foram os sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar, os relatos do processo de ensino e da aprendizagem e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O presente estudo demonstrou que o fórum online é um recurso que possibilita a expressão das vivências nas práticas curriculares, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to know the experiences reported by students of an undergraduate Nursing course of their first practice in adults care hospital area expressed in online forum. This is a document study with a qualitative approach conducted in a public university that offers Nursing undergraduate course. The sources of data were the 210 posts produced by 52 students in the virtual learning environment Moodle, who were enrolled in Fundamentals of Human Care III course, in half of 2010.2. Data were collected by means of downloading material posted in the online forum registrations. Data were evaluated through the process of thematic content analysis and used the software NVivo 10 as support. The study was approved by the Nursing School and Ethics Committee of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The Professor and Student drafted and signed a Statement of Commitment to Use Data and the Dean of the School signed a Term as the Responsible for the Database. The results indicated three main themes identified in the reports of the students, who were the feelings experienced at the first practice in hospital, the accounts of the process of teaching and learning and students' interactions with colleagues and patients. The present study demonstrated that the forum is an online resource which enables the expression of experiences about the curricular practices, providing the exchange of views between colleagues and monitoring of teachers in the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursingen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectStudents, nursingen
dc.titlePrimeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum onlinept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples