Show simple item record

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Cristina Soarespt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:48Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69738pt_BR
dc.description.abstractEste estudo possui o objetivo de identificar e descrever os principais critérios adotados pelos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na escolha de um estágio. Visa proporcionar aos alunos e professores do curso de Biblioteconomia, e também as instituições que contratam estagiários, e demais interessados no tema um conhecimento exploratório, que futuramente possa servir de auxílio no aprimoramento de programas de estágios. A revisão de literatura versa sobre o estágio, seus dispositivos legais e sua tipologia, depois sobre a carreira de bibliotecário, o perfil profissional, o mercado de trabalho, a qualificação profissional e os fatores motivacionais. A pesquisa é um levantamento de dados, com a utilização dos métodos quantitativo e qualitativo. A coleta abrangeu uma amostra representativa da população através da aplicação de 92 questionários no mês de outubro de 2012. Foi criado o perfil do aluno do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pode-se afirmar que o aluno do curso graduação em Biblioteconomia da UFRGS tem entre 18 e 25 anos, é solteiro, do sexo feminino e que além de estudar opta pela realização de estágios. Esse aluno faz suas escolhas de instituições em que vai realizar estágio priorizando o seu aprendizado, suas crenças e valores, tendo uma visão clara de seus propósitos profissionais, e busca sua qualificação como diferencial para o ingresso no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis study has the objective to identify and describe the main criteria used by students of undergraduate course in librarianship at the Federal University of Rio Grande do Sul in choosing an internship. Aims to provide students and professors of librarianship, and also the institutions that hire interns, and others interested in the subject knowledge exploration, which can serve as a future aid in improving internship programs. The literature review is about the stage, their legal and their typology, after about a career librarian, the professional profile, the labor market, vocational skills and motivational factors. The survey is a data collection with the use of quantitative and qualitative methods. The collection covered a representative sample of the population through the application of 92 questionnaires in October 2012. It created the profile of the student's undergraduate degree in Library Science from Federal University of Rio Grande do Sul can say that the student's undergraduate course in Library Science at UFRGS has between 18 and 25 years old, unmarried, female and besides studying opts for internships. This student makes their choices of institutions that will carry out stage prioritizing their learning, their beliefs and values, having a clear vision of your professional purpose, and seeks its qualification as a differentiator for entering the labor market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternshipsen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectProfile professional librarianen
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.titleCritérios utilizados pelos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na escolha do estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872140pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record