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dc.contributor.authorRodrigues, Carla Daiane Silvapt_BR
dc.contributor.authorWitt, Regina Rigattopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:17Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0080-6234pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69681pt_BR
dc.description.abstractO referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP), da Organização Pan-Americana da Saúde, foi desenvolvido para melhorar o desempenho da saúde pública, o qual depende da formação dos profissionais de saúde. Foi realizado um estudo de caso com objetivo de identificar a inserção das FESP no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas do Currículo. Verificou-se a inserção de dez FESP, sendo a de maior ocorrência a de desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública. O Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho destas. É necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.pt_BR
dc.description.abstractEl referencial de las Funciones Esenciales de Salud Pública (FESP) de la Organización Panamericana de la Salud fue desarrollado para mejorar el desempeño de la salud pública, el cual depende de la formación de los profesionales de la salud. Se realizó un estudio de caso con el objetivo de identificar la inserción de las FESP en el Curriculum del Curso de Graduación en Enfermería de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fueron definidos descriptores a partir de las definiciones de las once FESP, procediéndose a la búsqueda en los Planes de Estudio del Curriculum. Se verificó la inserción de diez FESP, resultando la de mayor grado de ocurrencia la que alude al desarrollo de recursos humanos y capacitación en salud pública. El Curriculum en estudio contempla algunas FESP de forma más intensa, lo que debe propiciar la formación de enfermeras capaces de contribuir en su desempeño. Es necesario insertar a las demás, para contribuir a la buena interpretación de la salud pública por parte de los profesionales formados en la institución.es
dc.description.abstractThe Pan American Health Organization referential of Essential Public Health Functions (EPHF) was developed to improve public health performance, which depends on professional education. A case study with the objective of identifying the insertion of EPHF in the curriculum of the nursing undergraduate course at Federal University of Rio Grande do Sul was developed. Keywords were defined from the definitions of the eleven EPHF. These were searched for in the class plans of the curriculum courses. Ten EPHF were identified, with major occurrence of the human health resources development and training in public health. Contemplating more intensively some of the EPHF, the curriculum under study should propitiate the education of nurses capable of contributing towards their performance. It is necessary to insert the other EPHF into the curriculum, contributing to the excellent performance of public health by the professionals educated in this institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 44, n.1 (mar. 2010), p. 84-91pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagempt_BR
dc.subjectSalud públicaes
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectEscuelas de Enfermeríaes
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectSchools, Nursingen
dc.titleFunções essenciais de saúde pública no currículo de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEssential public health functions in the nursing curriculum at Federal University of Rio Grande do Sul en
dc.title.alternativeFunciones esenciales de salud pública en el curriculum de enfermería de la UFRGS es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000737261pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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