Mostrar el registro sencillo del ítem
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
dc.contributor.author | Biasi, Luciana Spinato de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedro, Eva Néri Rubim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-23T01:43:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0080-6234 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69679 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudio cualitativo exploratorio descriptivo con el objetivo de conocer el proceso de aprendizaje del cuidado en relación a las vivencias de los alumnos del séptimo semestre de un curso de Enfermería en el interior del Rio Grande do Sul, en el periodo entre abril y junio de 2007. La colecta de datos fue realizada por la técnica del grupo focal y el análisis de las informaciones por el análisis temático de contenido que evidenció un tema y tres categorías: Reflexionando sobre la Formación. Visión de la Enfermería: el conocimiento de la profesión; El proceso de formación: el aprendizaje del cuidado y Expectativas con la finalización del curso. Los resultados apuntaron que temática del cuidado ha traspasado las vivencias de los alumnos, de manera implícita y explícita, pero, sin un basamento teórico y filosófico consistente. | es |
dc.description.abstract | The objective of this qualitative-exploratory was to learn about the process of developing knowledge in nursing care in term of the experiences of the students who attend the seventh semester of a Nursing Course located in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, from April to June/2007. Data collection was performed using the focal group technique and the information was analyzed using the thematic content analysis, which revealed one theme with three categories: Reflecting upon nursing education: the nurse's view: the knowledge of the profession; the process of education: learning about nursing care; and Expectations regarding the end of the course. The results showed that the care theme permeated the students' experiences, both implicitly and explicitly, although without a consistent philosophical and theoretical background. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enfermería | es |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Atención de enfermería | es |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educación en enfermería | es |
dc.subject | Enseñanza | es |
dc.subject | Nursing | en |
dc.subject | Nursing care | en |
dc.subject | Nursing, education | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira | pt_BR |
dc.title.alternative | Vivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera | es |
dc.title.alternative | Experiences of learning about nursing care | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000719595 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias de la Salud (10685)