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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Luisapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Gabriela Amaropt_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:44:11Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67906pt_BR
dc.description.abstractO brincar é uma atividade presente na vida das crianças desde muito cedo, é brincando que elas recriam situações, aprendem a tomar decisões e enfrentam seus medos. A dança popular está inserida culturalmente em festas, desfiles e diversas manifestações da cultura popular, das quais muitas vezes fazemos parte, quer seja observando, quer seja participando mais ativamente. Na infância o brincar e o dançar estão conectados. Crianças geralmente são cheias de ritmo e não tem vergonha do corpo. Já o ambiente escolar é propício à troca, por isso a importância da dança nesse contexto possibilita vivências, além da possibilidade da diferença no outro ser percebida não como algo ruim, mas algo a acrescentar na sua formação. O presente trabalho é resultado da experiência de estágio realizado no Colégio de Aplicação com os Alfas (ensino fundamental), do 1º ao 5º ano realizado no período de abril a junho de 2012. Esse teve como objetivo analisar a importância da prática da dança popular na escola, fornecendo elementos para o entendimento do contexto em que ela está inserida trazendo como alternativa a essa prática o brincar na vivência da dança popular. Foi possível constatar que a necessidade do contato com a própria cultura é muito grande, as crianças deste estágio mais sabiam sobre culturas estrangeiras do que sobre a cultura do próprio país. Apesar de um receio inicial dos alunos com as propostas de aula, existiu o interesse e a disponibilidade para a troca, bastou proporcioná-la.pt_BR
dc.description.abstractPlay is an activity present in children's lives from an early age, it is through playing that they recreate situations, learn to make decisions and face their fears. Popular dancing is culturally embedded in festivals, parades and various manifestations of popular culture, of which we are often part, either watching or participating more actively. In childhood, play and dance are connected. Children are usually full of rhythm and not ashamed of their bodies. The school environment, in turn, is conducive to exchanges, so the importance of dance in this context, enabling experiences beyond the possibility of a difference not to be perceived as something bad by others, but as something to add to their education. The present paper is a result of the training experience at Colégio de Aplicação with Alphas (elementary school levels) from 1st to 5th year, conducted between April to June 2012. It aimed to identify the importance of popular dancing practice in the school, providing information for understanding the context in which it is embedded, bringing as an alternative to this practice the experience of popular dancing playing. It was found that the need for contact with the own culture is very high, children at this stage knew more about foreign cultures than about the culture of their own country. Despite initial fears of the students with the proposed class, there was interest and availability for the exchange, it was enough to provide the opportunity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlayen
dc.subjectDança popularpt_BR
dc.subjectPopular dancingen
dc.subjectSchool dancingen
dc.subjectExperience reporten
dc.titleBrincando a dança popular na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874187pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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