O encantamento da música na educação infantil
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo analisa a expressão musical de crianças pequenas durante as atividades musicais desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil. Tem por objetivo identificar as diferentes formas de expressão musical empregadas pelas crianças, e de que modo mostram entender o significado das entonações da voz em momentos específicos de musicalização. Participam desta pesquisa nove crianças de 1 a 2 anos, alunos de uma escola privada, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. As observações foram real ...
Este estudo analisa a expressão musical de crianças pequenas durante as atividades musicais desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil. Tem por objetivo identificar as diferentes formas de expressão musical empregadas pelas crianças, e de que modo mostram entender o significado das entonações da voz em momentos específicos de musicalização. Participam desta pesquisa nove crianças de 1 a 2 anos, alunos de uma escola privada, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. As observações foram realizadas durante as aulas de musicalização por mim ministradas e registradas em diário de classe, no período do estágio curricular do curso de Pedagogia, ocorrido de março a julho de 2012. Os objetos de pesquisa foram o diário de classe assim como um vídeo e fotos realizados posteriormente ao estágio, devido à continuidade do trabalho com a mesma turma no Segundo Semestre. Os referenciais teóricos que embasam o estudo são Tomasello (2003), Maffioletti (2008) e Beyer (1996). A pesquisa apresenta os traços que identificam a expressão musical infantil no contexto da sala de aula e o significado atribuído às diferentes entonações da voz falada, compreendidos nesta pesquisa como um modo peculiar de interação e encantamento pelo universo musical. Os resultados mostraram que as crianças empregam diferentes entonações vocais de modo intencional nas relações com seus pares, como forma de se fazer entender. A expressão facial e os movimentos corporais fazem parte da expressão musical, que encontra na imitação uma forma criativa de identificar-se com o outro. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License