Mostrar el registro sencillo del ítem
Recitar aulas & lecionar poesias : a imaginação como estratégia pedagógica para inclusão
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria Carmen Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Nicole Rebeca Cerbaro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:43:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67883 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho resulta de uma análise dos trajetos percorridos na construção do imaginário coletivo, em sala de aula, como estratégia pedagógica para a inclusão. O corpus de análise foi o estágio docente da pesquisadora, onde a imaginação coletiva foi utilizada como estratégia de trabalho. A proposta foi realizada em colaboração com uma turma de maternal II, crianças de três e quatro anos, na qual se encontrava matriculado um aluno com diagnóstico de autismo. A construção do corpus se deu a partir de fragmentos do pensamento etnográfico (Malinowski) com foco na docência, utilizando a observação participativa e elaboração de um diário de campo/classe. O material empírico floresceu deste diário denominado posteriormente Relatório de Estágio Docente: de 4 à 7 anos. Bachelard (2001) fundamenta teoricamente a importância da imaginação como uma potência que resgata a essência criadora. No âmbito de integrar as essências, Freire (2006) dá visibilidade à inclusão na educação, não como um somar de sujeitos ditos “especiais”, mas como o exercício fundamental de ser alter, tendo sempre a necessidade humana de inclusão. Desse modo, haveria na prática pedagógica, que utiliza a imaginação, a possibilidade de incluir os sujeitos da educação através da imaginação coletiva? As conclusões indicam como sendo significativa a docência que valoriza o imaginário, que resgata no coletivo a essência de cada aluno e professor, proporcionando a inclusão dos sujeitos da educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Recitar aulas & lecionar poesias : a imaginação como estratégia pedagógica para inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873088 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)