Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nicole Rebeca Cerbaropt_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:43:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67883pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de uma análise dos trajetos percorridos na construção do imaginário coletivo, em sala de aula, como estratégia pedagógica para a inclusão. O corpus de análise foi o estágio docente da pesquisadora, onde a imaginação coletiva foi utilizada como estratégia de trabalho. A proposta foi realizada em colaboração com uma turma de maternal II, crianças de três e quatro anos, na qual se encontrava matriculado um aluno com diagnóstico de autismo. A construção do corpus se deu a partir de fragmentos do pensamento etnográfico (Malinowski) com foco na docência, utilizando a observação participativa e elaboração de um diário de campo/classe. O material empírico floresceu deste diário denominado posteriormente Relatório de Estágio Docente: de 4 à 7 anos. Bachelard (2001) fundamenta teoricamente a importância da imaginação como uma potência que resgata a essência criadora. No âmbito de integrar as essências, Freire (2006) dá visibilidade à inclusão na educação, não como um somar de sujeitos ditos “especiais”, mas como o exercício fundamental de ser alter, tendo sempre a necessidade humana de inclusão. Desse modo, haveria na prática pedagógica, que utiliza a imaginação, a possibilidade de incluir os sujeitos da educação através da imaginação coletiva? As conclusões indicam como sendo significativa a docência que valoriza o imaginário, que resgata no coletivo a essência de cada aluno e professor, proporcionando a inclusão dos sujeitos da educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleRecitar aulas & lecionar poesias : a imaginação como estratégia pedagógica para inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873088pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem