“Ele é bem esperto, só que ele não para quieto!” : uma análise das ações pedagógicas de professoras que trabalham com alunos diagnosticados com TDAH

Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo de caso realizado com duas crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolas da rede pública de Porto Alegre. A pesquisa se deu com base nas minhas experiências acadêmicas e docentes, com um aluno da Ed. Infantil e outro das Séries Iniciais, tendo seu início em abril de 2011 e término em junho de 2012. O estudo tem como questão problematizadora: “Que ações pedagógicas estão sendo feitas para a ...
O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo de caso realizado com duas crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolas da rede pública de Porto Alegre. A pesquisa se deu com base nas minhas experiências acadêmicas e docentes, com um aluno da Ed. Infantil e outro das Séries Iniciais, tendo seu início em abril de 2011 e término em junho de 2012. O estudo tem como questão problematizadora: “Que ações pedagógicas estão sendo feitas para auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem destes alunos?” O principal objetivo do trabalho é analisar a proposta pedagógica realizada, visando contemplar de que forma tal proposta pode facilitar ou dificultar a aprendizagem destes alunos no âmbito escolar. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como instrumento de pesquisa o entrevista previamente estruturado e a observação. Ancorei-me principalmente nos estudos de Newra Rotta, Álvaro Marchesi, Sônia Moojen e Clarissa Golbert. Através da análise dos dados foi possível inferir o quanto as ações pedagógicas e a falta de formação e informação das docentes podem desmotivar os alunos. Também foi contemplado neste estudo a forma como as professoras devem agir e estimular os alunos que apresentam TDAH. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1442)
Este item está licenciado na Creative Commons License
