Mostrar el registro sencillo del ítem
“Ele é bem esperto, só que ele não para quieto!” : uma análise das ações pedagógicas de professoras que trabalham com alunos diagnosticados com TDAH
dc.contributor.advisor | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Débora Liberato de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-20T01:42:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67845 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo de caso realizado com duas crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolas da rede pública de Porto Alegre. A pesquisa se deu com base nas minhas experiências acadêmicas e docentes, com um aluno da Ed. Infantil e outro das Séries Iniciais, tendo seu início em abril de 2011 e término em junho de 2012. O estudo tem como questão problematizadora: “Que ações pedagógicas estão sendo feitas para auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem destes alunos?” O principal objetivo do trabalho é analisar a proposta pedagógica realizada, visando contemplar de que forma tal proposta pode facilitar ou dificultar a aprendizagem destes alunos no âmbito escolar. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como instrumento de pesquisa o entrevista previamente estruturado e a observação. Ancorei-me principalmente nos estudos de Newra Rotta, Álvaro Marchesi, Sônia Moojen e Clarissa Golbert. Através da análise dos dados foi possível inferir o quanto as ações pedagógicas e a falta de formação e informação das docentes podem desmotivar os alunos. Também foi contemplado neste estudo a forma como as professoras devem agir e estimular os alunos que apresentam TDAH. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | “Ele é bem esperto, só que ele não para quieto!” : uma análise das ações pedagógicas de professoras que trabalham com alunos diagnosticados com TDAH | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873969 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)