Práticas musicais escolares e os processos de leitura e de escrita no primeiro ano do ensino fundamental : algumas articulações
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa apresenta uma análise das práticas musicais escolares e dos processos de leitura e de escrita, em uma turma de crianças de seis e sete anos de idade que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo compreender de que modo as áreas de música e de alfabetização possibilitam experiências significativas de aprendizagem da leitura e da escrita do idioma. Foram objeto ...
A presente pesquisa apresenta uma análise das práticas musicais escolares e dos processos de leitura e de escrita, em uma turma de crianças de seis e sete anos de idade que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo compreender de que modo as áreas de música e de alfabetização possibilitam experiências significativas de aprendizagem da leitura e da escrita do idioma. Foram objetos de estudos as atividades específicas desenvolvidas pelas crianças, envolvendo as duas áreas, as quais foram registradas em Diário de Classe de modo sistemático e no Relatório Final do estágio de docência, desenvolvido no período de março a junho de 2012. A fundamentação teórica que dá suporte à articulação baseia-se nos estudos, principalmente de Cauduro (1976) Maffioletti (2008;2012) Pacheco (2010) sobre a música e de Solé (1998) e Morais (2012) sobre a alfabetização. A partir das análises realizadas observou-se que as práticas musicais possibilitam a aproximação do sujeito ao código linguístico com elementos que se relacionam de maneira lúdica e espontânea, nos processos de compreensão e apropriação do sistema de escrita alfabética. As práticas musicais que enfocam a execução da unidade de tempo possibilitam a construção de inferências que facilitam os processos de leitura e de escrita. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License