Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas musicais escolares e os processos de leitura e de escrita no primeiro ano do ensino fundamental : algumas articulações
dc.contributor.advisor | Maffioletti, Leda de Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Klement, Caroline de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-20T01:42:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67840 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta uma análise das práticas musicais escolares e dos processos de leitura e de escrita, em uma turma de crianças de seis e sete anos de idade que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo compreender de que modo as áreas de música e de alfabetização possibilitam experiências significativas de aprendizagem da leitura e da escrita do idioma. Foram objetos de estudos as atividades específicas desenvolvidas pelas crianças, envolvendo as duas áreas, as quais foram registradas em Diário de Classe de modo sistemático e no Relatório Final do estágio de docência, desenvolvido no período de março a junho de 2012. A fundamentação teórica que dá suporte à articulação baseia-se nos estudos, principalmente de Cauduro (1976) Maffioletti (2008;2012) Pacheco (2010) sobre a música e de Solé (1998) e Morais (2012) sobre a alfabetização. A partir das análises realizadas observou-se que as práticas musicais possibilitam a aproximação do sujeito ao código linguístico com elementos que se relacionam de maneira lúdica e espontânea, nos processos de compreensão e apropriação do sistema de escrita alfabética. As práticas musicais que enfocam a execução da unidade de tempo possibilitam a construção de inferências que facilitam os processos de leitura e de escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Práticas musicais escolares e os processos de leitura e de escrita no primeiro ano do ensino fundamental : algumas articulações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873922 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)