Explorar e criar com materiais : práticas expressivas na educação infantil
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A pesquisa “Explorar e criar com os materiais: práticas expressivas na educação infantil” teve como ponto de partida as minhas experiências docentes durante o curso de Pedagogia, onde constatei o desinteresse das professoras em relação às ações pedagógicas de artes visuais na educação infantil. Neste trabalho parto do pressuposto de que a manipulação de diversificados materiais expressivos é fundamental para o desenvolvimento dos processos de criação infantis. Como referências, foram utilizados ...
A pesquisa “Explorar e criar com os materiais: práticas expressivas na educação infantil” teve como ponto de partida as minhas experiências docentes durante o curso de Pedagogia, onde constatei o desinteresse das professoras em relação às ações pedagógicas de artes visuais na educação infantil. Neste trabalho parto do pressuposto de que a manipulação de diversificados materiais expressivos é fundamental para o desenvolvimento dos processos de criação infantis. Como referências, foram utilizados os estudos sobre exploração de materiais e formação de professores (CUNHA, 2002 e IAVELBERG, 2003), pois entendo que as aprendizagens no campo das artes visuais acontecem através de explorações e descobertas das crianças e que as mediações provocativas das professoras são fundamentais nesses processos. A investigação foi realizada em uma turma de jardim de uma escola infantil da cidade de Canoas. Por meio de entrevista semi estruturada com a professora, busquei entender as concepções de ensino de arte e suas ações pedagógicas, se há intenções de exploração de materiais expressivos e como acontecem suas ações. Durante as observações também focalizei as crianças: em como elas interagem com as propostas da professora. Foi possível constatar que as aprendizagens acontecem durante as interações das crianças com os materiais e entre elas. No que se refere às ações pedagógicas da professora, notei que as ações poderiam ter sido mais exploradas de maneira a desenvolver os processos de criação infantis. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License