Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFontoura, Rochele Pirespt_BR
dc.date.accessioned2013-03-20T01:42:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67838pt_BR
dc.description.abstractA construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleDe criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873840pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples