Mostrar el registro sencillo del ítem
Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria Carmen Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Monsú, Michelle Zilli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-20T01:42:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67831 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo estudar de que forma os princípios norteadores de Lóczy dialogam com a minha prática educativa, realizada com bebês de seis meses a um ano de idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como referencial os estudos de Tardos (2011), Pikler (1973), Falk (2011), Appell (2010) e David (2010), apresentando um panorama histórico do instituto Lóczy e seus princípios, a saber: o valor da atividade autônoma; a importância de uma relação afetiva de qualidade entre adulto e criança; a necessidade de propiciar ao bebê o conhecimento de si e do seu entorno; a importância de um bom estado de saúde. A metodologia utilizada consistiu em analisar fontes documentais: Relatório final do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, planejamentos e reflexões, memórias sobre o vivido no período de estágio cotejando-as com os princípios de Lóczy. Os resultados demonstram a viabilidade do diálogo com os referidos princípios nos momentos de alimentação, troca de fraldas e higiene, essenciais para a relação e conhecimento mútuo, valorizando aspectos como os movimentos livres, as iniciativas dos bebês, o respeito ao corpo e ao tempo da criança, bem como na organização do espaço e escolha dos materiais utilizados nas propostas, incentivando a autonomia e liberdade de movimento. Como também na atitude do adulto de disponibilidade e atenção, intervindo apenas quando necessário, dando a eles o tempo de que necessitam, esperando seus movimentos e respostas, mantendo contato visual e procurando antecipar com palavras as ações realizadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Berçário | pt_BR |
dc.title | Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000872743 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)