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dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorSouza, Gládis Joziane Machado dept_BR
dc.date.accessioned2013-03-19T01:41:43Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67776pt_BR
dc.description.abstractA cidadania, vista como inerente ao ser humano nos dias atuais, é muitas vezes algo inatingível a muitas pessoas, às quais deveria beneficiar. Ela é constituída de direitos e de deveres. Conceituar a cidadania e o seu desenvolvimento, através da evolução da sociedade, é o primeiro passo para o conhecimento das possibilidades geradas pela realidade atual. A cidadania é expressa de variadas formas, entre elas a inclusão digital, onde se insere a sociedade em rede, ela proporcionaria aos cidadãos, utopicamente, as mesmas oportunidades. A rapidez das mudanças nas tecnologias traz novas ferramentas para o cidadão e a emergência de uma reavaliação nos próprios conceitos. Pensar em informação e comunicação leva a refletir sobre as novas tecnologias, sua relação com o indivíduo na conquista do seu lugar como cidadão e também que o fortalecimento dessa cidadania tem como fator fundamental a educação, incluindo a educação digital. A sociedade em rede tem por finalidade proporcionar o acesso às informações que são necessárias a uma pessoa. A sociedade em rede faz emergir a cidadania digital, porque é um meio através do qual a sociedade em rede e toda a tecnologia disponível para sua utilização se tornam necessárias, mas pode se tornar inválida se as pessoas não estiverem capacitadas a fazer uso deste serviço. Através dessas conceituações será verificado como se configura a cidadania na sociedade em rede, de que maneira se dá o acesso e quais as políticas disponibilizadas para os cidadãos, tanto pela iniciativa privada quanto pelo setor público. Algumas iniciativas e ferramentas que têm como finalidade promover o acesso democrático à cidadania e que facilitam que esta seja exercida de forma plena serão exemplificados.pt_BR
dc.description.abstractEven the citizenship has been seen as inherent to the human, many times it is something unreachable for many people. The citizenship is constituted of rights and duties. Knowledge of citizenship and its development through the societies evolution is the first step to recognize the possibilities generated by the current reality. The citizenship is expressed by many forms, including digital inclusion, where the network society is in. It would provide to the citizens, theoretically, the same chances. The quick changes in the tecnologies brings to the citizen, new tools and the emergency of a reevaluation of the concepts. To think about information and communication makes to ponder about new technologies and its relation with the individual in the conquest of its place as a citizen. It makes to recognize, also, the growing of the citizenship envolves education, including the digital education. The network society purpose is to provide the access to the information which is necessary to anyone. This purpose is responsible to make the digital citizenship appears because it is a way through the network society and all the available tecnology becomes necessary. But does not work if people are not enable to use this service. Through these concepts, the work will show how the citizenship is in the network society and what policies are available for the citizens, including the private initiative and public sector. Some ideas and tools which have the purpose to promove the democratic access to citizenship will be related.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectNetwork societyen
dc.subjectDigital citizenen
dc.titleSociedade em rede e cidadania digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591382pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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