Projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática-CDI em Alvorada/RS : estudo avaliativo
View/ Open
Date
2004Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho caracteriza-se como um estudo avaliativo de um projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática (CDI) em Alvorada, RS, na Sociedade Espírita Simão Pedro. Trata-se de um estudo qualitativo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo verificar se os objetivos traçados pelas instituições responsáveis pelo projeto das Escolas de Informática e Cidadania (EIC) foram alcançados ...
Este trabalho caracteriza-se como um estudo avaliativo de um projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática (CDI) em Alvorada, RS, na Sociedade Espírita Simão Pedro. Trata-se de um estudo qualitativo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo verificar se os objetivos traçados pelas instituições responsáveis pelo projeto das Escolas de Informática e Cidadania (EIC) foram alcançados e que mudanças trouxeram à comunidade atendida. Foram realizadas entrevistas com educadores e exeducadores que atuaram nesta EIC, bem como com a superintendente da Fundação que abriga o projeto. Foram também aplicados questionários com ex-alunos desta Escola de Informática e Cidadania, neste caso a Sociedade Espírita Simão Pedro, localizada em Alvorada. As informações coletadas foram interpretadas e apresentadas de forma descritiva, a fim de corresponder aos objetivos propostos. Verificou-se que a Escola de Informática e Cidadania é bastante importante na capacitação das pessoas da comunidade, principalmente no caso dos jovens estudados, que foram os que mais se beneficiaram deste contato com a informática. O que falta ainda é a ampliação do acesso a computadores após a realização dos cursos. Como se pode observar, principalmente entre os ex-alunos de mais idade, que realizaram o curso por curiosidade ou para sentirem-se mais atualizados, não possuindo o acesso a computadores, nada ou quase nada mudou em suas vidas. ...
Abstract
This work features an avaliative study of a project for digital inclusion of the Comitê para Democratização da Informática (CDI) – Commitee for INFORMÁTICA Democratization – in Alvorada, RS, at hte Spiritist Society Simão Pedro. It´s about a qualitative study presented as a paper for the conclusion of the Library Science course, of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. His objective is verify if the objectives sketched by the institutions responsable by the Escolas de Informática e Cid ...
This work features an avaliative study of a project for digital inclusion of the Comitê para Democratização da Informática (CDI) – Commitee for INFORMÁTICA Democratization – in Alvorada, RS, at hte Spiritist Society Simão Pedro. It´s about a qualitative study presented as a paper for the conclusion of the Library Science course, of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. His objective is verify if the objectives sketched by the institutions responsable by the Escolas de Informática e Cidadania project (EIC) were reached and what changes they brought to the served community. Interviews were made with educators and ex-educators that actuated on that EIC, as well as the superintendent of the Foundation that holds the project. Also questionaries were aplicated with ex-students of this School of informatics and Citizenship, on this case the Spritist Society Simão Pedro, located in Alvorada. The information colected were interpretated and presented on a descriptive form, in order to correspond to the proposed objectives. It was verified that the School of Informatics and Citizenship is very important on the capability of the community people, specialy the young people interviewed, those that were most benefied after the contact with informatics. What still is a lack is the amplification of the access to computers after the realization of the course. As we can observe, specialy the older ex-students, that realized the course just for curiosity, or to feel updated, and do not have access to computers, had nothig or almost nothig changed on their lives. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License