Presença, ausência e formas de abordagem da arte contemporânea em materiaisdidáticos e paradidáticos
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho trata de questões relativas à abordagem da arte contemporânea em materiais didáticos e paradidáticos. Constitui-se na observação da existência ou ausência e análise da forma pela qual estes materiais tratam dos conteúdos do campo da arte e, especialmente, da arte produzida na atualidade. Também se discute sobre a forma de abordagem da arte contemporânea por professores do Ensino Básico, os paradigmas nos quais é embasado e suas problemáticas. Esta pesquisa tem como principais refe ...
Este trabalho trata de questões relativas à abordagem da arte contemporânea em materiais didáticos e paradidáticos. Constitui-se na observação da existência ou ausência e análise da forma pela qual estes materiais tratam dos conteúdos do campo da arte e, especialmente, da arte produzida na atualidade. Também se discute sobre a forma de abordagem da arte contemporânea por professores do Ensino Básico, os paradigmas nos quais é embasado e suas problemáticas. Esta pesquisa tem como principais referenciais teóricos Fernando Hernández, por sua análise crítica da realidade do Ensino de Arte e Anne Cauquelin, na área de estudos sobre arte contemporânea, discutindo a prática comum na atualidade de olhar para obras contemporâneas com base em critérios artísticos do passado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (631)
Este item está licenciado na Creative Commons License