Presença, ausência e formas de abordagem da arte contemporânea em materiaisdidáticos e paradidáticos
dc.contributor.advisor | Hofstaetter, Andrea | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Clarissa da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-14T01:39:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67660 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de questões relativas à abordagem da arte contemporânea em materiais didáticos e paradidáticos. Constitui-se na observação da existência ou ausência e análise da forma pela qual estes materiais tratam dos conteúdos do campo da arte e, especialmente, da arte produzida na atualidade. Também se discute sobre a forma de abordagem da arte contemporânea por professores do Ensino Básico, os paradigmas nos quais é embasado e suas problemáticas. Esta pesquisa tem como principais referenciais teóricos Fernando Hernández, por sua análise crítica da realidade do Ensino de Arte e Anne Cauquelin, na área de estudos sobre arte contemporânea, discutindo a prática comum na atualidade de olhar para obras contemporâneas com base em critérios artísticos do passado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Presença, ausência e formas de abordagem da arte contemporânea em materiaisdidáticos e paradidáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873852 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License